UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS - FALE
Melquezedeque Farias Rosa
E-mail: melquisamor@hotmail.com
PLANO DE AULA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA 4
Maceió
2011
PLANO DE AULA
1. Identificação:
Escola: Escola Estadual Onélia Campelo
Série: 9º ano Grau: Ensino Fundamental
Turno: Noturno
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Professor responsável: Gilvan
2. Tema: A Poesia Crítica de Gregório de Matos e os elementos de pontuação enquanto recursos de construção do sentido.
3. Objetivos Gerais:
Apontar a partir da leitura de alguns poemas de Gregório de Matos, de um texto-canção da banda Legião Urbana e da tela: O Morro, pintura de Cândido Portinari pontos de contato que leve os estudantes a compreender o diálogo possível entre artes diferentes na forma e conteúdo e em tempos diferentes. E com base na leitura dos poemas e do texto-canção, propiciar o entendimento e a identificação dos sinais de pontuação como elementos contribuintes no processo de construção de sentido na tessitura textual.
4. Objetivos específicos:
ü Perceber o aspecto satírico-crítico da poética de Gregório de Matos a partir de leituras de alguns de seus poemas;
ü Identificar nesses poemas elementos condizentes com produção poética de sua época;
ü Estabelecer um diálogo entre a temática abordada por Gregório de Matos e a de outros autores daquela e outras épocas;
ü Apontar pontos de contato entre a poesia de Gregório de Matos e outras formas de expressão artísticas tais como a música e a pintura.
ü Compreender como os sinais de pontuação presentes (ou ausentes) nos poemas e texto-canção contribuem com a construção de sentidos possíveis;
ü Perceber a função semântica da pontuação nas relações sintáticas do texto numa dialética estabelecida do nível da sentença à globalidade textual e da globalidade textual ao nível da sentença;
ü Perceber como a pontuação interfere na percepção de imagens sensíveis dos poemas e do texto-canção;
ü Estabelecer uma comparação entre a pontuação usada nos poemas e a pontuação usada no texto-canção;
ü Estabelecer, quanto ao uso, a distinção entre os diversos sinais de pontuação presentes nos poemas e no texto-canção, incluindo outros sinais que neles ausentes;
ü Consolidar, finalmente, uma compreensão funcional sintático-semântica e pragmática dos recursos da pontuação na construção da comunicação via texto escrito.
5. Conteúdos:
Poemas de Gregório de Matos:
ü Descrevo que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia;
ü Anjo Bento;
ü Senhora Dona Bahia;
ü Buscando a cristo;
ü Anjo no nome, Anjelica na cara;
Texto-Canção da Banda Legião Urbana:
ü Que País é este?
Tela de Cândido Portinari:
ü O Morro
Sinais de pontuação:
ü Vírgula;
ü Ponto e vírgula;
ü Ponto-final;
ü Dois-pontos;
ü Ponto de interrogação;
ü Ponto de exclamação;
ü Aspas;
ü Reticências;
ü Parênteses:
ü Travessão
Produções dos próprios estudantes
ü Observações, notas, parágrafos, análises e quaisquer outros gêneros produzidos pelos estudantes no decorrer das aulas
6. Conhecimentos prévios:
ü Informações sobre poemas/poesia conhecidos pelos estudantes, incluindo de textos-canções;
ü Informações sobre a relação entre poema/poesia e música (texto-canção);
ü Informações sobre Gregório de Matos, sobre a banda Legião Urbana e seu vocalista Renato Russo;
ü Informações sobre pinturas, telas, quadros e pintores conhecidos pelos estudantes;
ü Informações sobre Cândido Portinari;
ü Informações sobre sinais de pontuação e seus usos.
7. Procedimentos de ensino:
ü Diálogo prévio com os estudantes sobre música e poesia e textos-canções conhecidos;
ü Exposição prévia sobre a poética de Gregório de Matos e os textos-canções da banda Legião Urbana;
ü Exposição prévia sobre algumas pinturas de Cândido Portinari;
ü Leitura em voz alta e, posteriormente, audição do texto-canção: Que País é este? da banda Legião Urbana;
ü Diálogo com os estudantes sobre o que trata o texto-canção através de opiniões e levantamentos de hipóteses;
ü Leitura em silêncio e, posteriormente, em voz alta do poema: “Descrevo que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia” de Gregório de Matos;
ü Diálogo com os estudantes sobre o que trata o poema através de opiniões e levantamentos de hipóteses;
ü Estabelecer uma relação temático-discursiva entre o texto-canção e o poema;
ü Apresentar a tela “O Morro” de Cândido Portinari e pedir interferência dos estudantes sobre o que ela trata;
ü Estabelecer uma relação temático-discursiva entre o texto-canção, o poema e a tela.
ü Chamar a atenção dos estudantes para a estruturação do texto-canção e do poema e apontar o papel dos sinais de pontuação na construção do sentido que perpassa o discurso.
ü Apresentar o poema “Senhora Dona Bahia” de Gregório de Matos para que os estudantes leiam em silêncio e, posteriormente, em voz alta.
ü Pedir aos estudantes que escrevam algumas observações sobre o que trata o poema e relacione com o poema trabalhado na aula anterior: “Descrevo que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia”.
ü A partir de um olhar nas observações produzidas pelos estudantes, trabalhar o uso dos recursos de pontuação.
ü Apresentar o poema: “Anjo Bento” de Gregório de Matos e ler em voz alta, depois perguntar sobre o que trata agora esse poema;
ü Apresentar o poema: “Anjo no nome, Anjelica na cara” de Gregório de Matos e pedir para que os estudantes, por escrito, relacionem esse poema com apresentado anteriormente: “Anjo Bento”.
ü Trabalhar, a partir das relações feitas por escrito pelos estudantes, o uso dos recursos de pontuação.
ü Apresentar o poema: “Buscando a cristo” de Gregório de Matos e ler em voz alta, depois perguntar sobre o que trata agora esse poema;
ü A partir de uma retomada de todos os poemas de Gregório de Matos, chamar a atenção sobre os três temas centrais e de forte cunho crítico-moral tratados pelo autor: a) o tema social e político, o tema erótico ou amoroso e o tema religioso.
ü Apresentar o contexto da vida e obra de Gregório de Matos.
ü Pedir, a prazo, aos estudantes uma análise que envolva outros poemas de Gregório de Matos com base nesses três temas recorrentes em sua obra: a questão social e política, a questão erótica ou amorosa e a questão religiosa. Fazer isso atento aos usos dos recursos de pontuação.
8. Recursos necessários:
ü Livro didático;
ü Uso da TV, DVD e do auditório da escola;
ü Textos impressos (cópias)
Referências Bibliográficas
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavra: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.
PORTINARI, Cândido. Tela: “O Morro”, de 1933.
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